segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Imagem:  E. Munch -  Melancolia


"(…) O sofrimento acompanha sempre uma inteligência elevada e um coração profundo. Os homens verdadeiramente grandes devem, parece-me, experimentar uma grande tristeza – acrescentou Raskólnikov.(…)Não foi uma criatura humana que matei, foi um princípio! [pensou Raskólnikov]. Efetivamente matei o princípio, mas não soube passar por cima do obstáculo, fiquei do lado de cá… Não soube senão matar… E ainda assim parece que não fui muito bem… […] Eu só tenho uma vida, não posso esperar a 'felicidade universal'. Quero viver para mim mesmo, de outra maneira não vale a pena existir. […] Visto que só viva uma vez, quero a minha parte de felicidade imediatamente (...)."
                                                      Dostoiévsky em Crime e Castigo

6 comentários:

  1. Infelizmente não podemos fazer o mundo feliz, mas temos obrigação para buscarmos e lutarmos por nossa felicidade, pra isso Deus nos criou. Belíssimo pensamente. Um abraço querido Aureliano.

    ResponderExcluir
  2. Pois de Crime e castigo que folheei ainda esta semana - "aceitar o destino com resignação, aceitá-lo tal qual, de uma vez para sempre, e eliminar todas suas aspirações, abdicando, definitivamente, de todo o direito de viver, agir, amar." - Uma mente brilhante deste escritor.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Grande romancista que sabe fazer-nos refletir sobre a forma de nao só matar mas criar mecanismos de felicidade ,
    Obrigada Aureliano pela atenção e deixo-te um grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Lindo blog de excelente conteúdo!
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde,fiquei encantada com tudo que aqui li,parabens.Venho convidá-lo a participara do Talentos Literáios,passe lá e ficarei feliz com sua participação.abraços atenciosos.Mary

    ResponderExcluir
  6. Todos aspiram a felicidade.
    Escolha muito bem feita do trecho.
    Abçs

    ResponderExcluir